1.1-Bim





Iconográfica


Fósseis, Utensílios de pedra, Osso, Cerâmicas, Metais
http://mae.usp.br/

A Arqueologia: ciência que, utilizando processos como coleta e escavação, estuda os costumes e culturas dos povos antigos através do material (fósseis, artefatos, monumentos etc.) que restou da vida desses povos.Paleontologia - ciência que estuda as formas de vida existentes no passados, a partir dos seus fósseis.

 
No link abaixo vocês poderão ter acesso a um material que usaríamos na escola. São slides que apresentam a visão histórica tratando
https://drive.google.com/drive/folders/1z-CzxvfwUx4qTnBIvC_tczeCMtsr3hF9?usp=sharing

A Pré-História
Há aproximadamente 5 milhões de anos surgiam os primeiros seres vivos do planeta, diversos seres que representavam outra forma física e, consequentemente, outra forma de sobreviver, diferentes dos dinossauros, aves, vegetais que predominavam sobre o planeta até então, surgia os primeiros seres mais próximos dos humanos.
Com o passar do tempo muita coisa mudou, muitas espécies extinguiram-se, muitas espécies vegetais também se modificaram apresentando novas formas de vida e de sobrevivência. As Eras Glaciais são determinantes para entendermos as alterações ocorridas no planeta e nas formas de vidas existentes.
Quando falamos da espécie humana vivendo no planeta, trata-se de outra forma de periodização, não falamos de dinossauros, da era glacial, mas de um território constituído e formado, mas de novas espécies e outra cadeia de sobrevivência.
Trata-se de entender a capacidade humana de evoluir, expandir, conhecer e constituir, dialeticamente, espaços em construção e a sua própria formação.
Umas das teorias apresentadas pelas experiências científicas para explicar gigantesca expansão do ser humanos pela terra é por meio da Pangeia, os continentes como conhecemos hoje formavam apenas um bloco físico unificado. As transformações ambientais, climáticas, naturais foram reconstituindo sua forma e conteúdo. Além da Pangeia, outra teoria é que esses seres primitivos, sendo nômades, porém como recursos mais evoluídos, acessaram novos território por meio dos estreitos como Gibraltar e Bering. A estes processos de deslocamento damos o nome de imigração (migração emigração). Este é o período em que o homem ainda vivia em seu estágio natural como parte constitutiva da natureza, não se fixava em um lugar específico, não tinha a noção ou controle sobre o tempo relacionado a produção de seus meios de sobrevivência, era então, conhecido como nômade, que buscava sua sobrevivência em diversos lugares, desconhecia a reprodução da natureza e a produção material de suas necessidades imediatas, ainda vivia de modo precário com instrumentos bastante rudimentares, bem como a forma de organização em sociedade muito pouco desenvolvida.
Quando precisava de comida, caçava, bem como quando precisava de roupa para proteção contra o frio. Um ser mamífero que tornou-se carnívoro, um ser que não tinha uma linguagem articulada, ou seja, não falava, não escrevia como os seres humanos atuais, foi se desenvolvendo, se fazendo, refazendo, construindo e reconstruindo num longo processo de progressão evolutiva.
Sua evolução conduziu os seres humanos a estágios mais avançados de suas práticas de sobrevivência. Alguns fatores foram primordiais para isso, entre eles o fogo (filme: A guerra da fogo). Com ele perceberam que poderiam se aquecer, se proteger, e melhorar sua alimentação. A caça, a pesca, o cultivo, a plantação tornaram-se fundamentais, bem como a domesticação de animais. Mas para que isso acontecesse seria importante que este ser nômade, que buscava em diversos lugares distante,s alimentos e locais para se esconder, se fixasse numa região. Faz-se, então, o homem sedentário.
As primeiras formas de sociedade ou comunidade. Ao desenvolver novas forma de técnicas de trabalho, este passa, por conseguinte, a sofrer uma organização entre os componentes destas sociedades, funções que correspondiam aos seus atributos físicos basicamente. Por exemplo, os homens eram responsáveis pela caça e pesca, mas para que isso se realizasse era necessário ter instrumentos de pesca, caça, que possibilitassem o abatimento do seu alimento
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=1063&evento=2 há 40 mil anos o homem vem se transformando e se reconfigurando social e fisicamente.
Os primeiros estudiosos acerca do desenvolvimento humano foram: 
-Charles Bell, 1883, Inglaterra, para ele as mutações ocorriam pela garantia da sobrevivência dos vertebrados, porém não se desvinculou da teoria do criacionismo.
-Lamarck, Philosophie Zoologique, “vê nos membros do reino animal uma sequência de complexidade condicionada por alterações no meio ambiente ao longo do tempo. Sendo cinco postulados principais:

1 – A natureza: começou pelos imperfeitos e terminou pelos mais complexos;
2 – Se a causa fosse invariavelmente...seria perfeitamente regular em toda parte;
3 – o ambiente não causa mudanças nos animais...mas grandes mudanças causam mudança nas necessidades dos animais e, pois, nas suas ações;
4 – Primeira lei: o uso de um órgão o fortalece ao tempo de uso, porem o desuso o atrofia e faz sumir;
5 – Segunda lei: a transmissão do uso ou desuso de órgão pela hereditariedade;

E Charles Darwin, em "A Origem das Espécies", no qual ele postula que há um processo natural avaliado pela adaptabilidade do animal no meio em que vive, tornando a teoria de Lamarck um fator secundário.
Morgan, citado no livro Engels, “A origem da família, da propriedade privada e do Estado” enfatiza o grande trabalho desenvolvido devido ao grande recuso científico que proporcionou uma quantidade de dados que levaria um bom
tempo para ser substituído por qualquer outra teoria. Neste sentido ela nos aponta a seguinte definição. Morgan faz das fases do desenvolvimento da espécie, sendo elas dividas em dois momentos e trê fases. O primeiro momento é denominado de:
-Selvagem Inferior: viviam em bosques tropicais e subtropicais, certamente sobre as árvores nos levando a entender o que possibilitou sua sobrevivência entre grandes feras. Se alimentavam de nozes, raízes, frutos. Um dos principais fatores do seus desenvolvimento foi a linguagem articulada.
-Média: o emprego de peixes, moluscos, crustáceos entre outros que só poderiam ser consumidos utilizando-se a partir da descoberta do fogo, pois só assim poderiam ser ingeridos. Seguindo esta informação com a mudança dos alimentos e suas rudimentares pedras lascadas, perseguiam às margens dos rios o que fazia com que eles se espalhassem por um vasto território
-Superior: a elaboração do arco e a flecha o que permitia que caçassem outras espécies maiores e as tornava uma alimentação regular. Via-se uma complexidade relevante em suas práticas, considerando inclusive o tecido feito a mão com fibras de cortiça, nota-se, portanto, uma evolução em suas faculdades mentais que passa a ser melhor observada com a descoberta de vasos, objetos de cerâmica que demonstrava em certo grau a organização de comunidades com sua fixação e um grau a mais de complexidade em sua forma de pensar.

A Barbárie é um estágio mais avançado apesar da nomenclatura.
Inferior: evolução na utilização da cerâmica, argila era usada tomada a uma forma e refratário ao fogo...As condições naturais passam a influenciar diretamente na sua formação e desenvolvimento, considerando que a diversidade natural da América era reduzida, tinha apenas a Lhama como animal, limitando a domesticação e grãos cultiváveis apenas o milho, enquanto o oriente, ou mundo antigo, tinha quase todos os animais domesticáveis e uma variedade de cereais.
-Média: leste, domesticação de animais. Oeste, cultivo de hortaliças por meio de irrigação eu emprego do tijolo cru (secado ao sol) e da pedra nas construções. Viviam em casas de madeira, aldeias protegidas por paliçadas. No noroeste, vale do rio Colúmbia, achava-se ainda na fase superior, não conheciam a cerâmica nem o mais simples de plantas. No novo México, os centro americanos e os peruanos da época da conquista achavam-se na fase média da barbárie, viviam em casas de adobe ou pedra em forma de fortaleza. Superior: utilização do ferro, escrita alfabética.
Cada uma delas representa uma forma e organização e sobrevivência.

A partir de agora, considerando fundamentalmente o que construímos na escola, principalmente, as aulas expositivas obtendo como recurso a apresentação de slides nos quais utilizamos textos e imagens para ilustrar e complementar nosso aprofundamento acerca do tema Pré História, desenvolva a síntese e argumento sobre o conteúdo.

Atividade:
1-Voce produzirá um texto descritivo (http://">https://brasilescola.uol.com.br/redacao/descricao.htm ) sobre a Pré História. Nele você abordará as seguintes questões:

definição deste período e por que é chamado de Pré História? 

Quais são as fontes e tipos de ciências utilizados para pesquisar este período? 

2- Sabemos que a histŕoia não é uma ciência exclusiva e autossuficiente. Sendo assim, quais são as ciências que servem como base de apoio e ajuda ao historiador para cumprir seu papel cientifico? Explique cada uma delas (no topo desta pagina, temos vídeos pra ajudar a aprofundar neste conteúdo). 

3- No texto acima temos uma definição de como a Pré História esta subdividida. Você terá que, a partir do texto, fazer um breve resumo da abordagem do autor.

4- Todo documento/fonte histórico(a) pode e deve ser conservado em locais que viabilizem a sua preservação. Você irá pesquisar cada um deles e apresentará a história de cada um (veja links disponíveis na pagina inicial deste blog, la podemos acessar sites de arquivo, museus, entrevistas)

BOM TRABALHO E DIVIRTAM-SE!!!

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