Análise Geral do Brasil
Em 22 de abril de 1500 começamos a escrever a história do Brasil no contexto da modernidade e expansão do capitalismo que vinha se desenvolvendo da Europa para o mundo. Trouxeram um desastroso expurgos cruel dos povos originários e dos africanos escravizados.
O Brasil é uma conquista que a partir da invasão europeia na busca por riqueza, matérias primas, terras etc., se constitui seguindo os parâmetros europeus que submetem povos aos seus interesses econômicos.
O sistema de Colônias expressava a forma de dominação da terra, sua conquista, a relação de propriedade da terra, concentração da produção e dos meios de produção de riqueza, do poder político, social e religioso. A situação dos povos indígenas e dos africanos que foram traficados como escravos para o Brasil demonstra que quem decidia sobre sua existência e suas condições eram os portugueses. A Colônia perdura de 1500 a 1822.
Um acordo selado entre Portugal e Espanha, conhecido como Tratado de Tordesilhas, dividia as conquistas da seguinte maneira, ao ocidente se fariam possessões espanholas e a oriente portuguesa.
Nesta imagem temos uma representação do Tratado de Tordesilhas
Em princípio, quando o “Novo Mundo”, ou seja, a terra, os povos nativos, tiveram seu primeiro contato com os europeus na região litorânea serviram apenas para a sumaria “exploração extrativista” de recursos naturais como o Pau brasil. As “Capitanias Hereditárias”, constituídas pelas propriedades sobre a terra conhecida como Sesmaria, foram as primeiras formas de garantir a posse da terra aos que se dispuseram a povoar o Brasil, produzir e fortalecer o reino português nas relações capitalistas que se constituíam e evoluíam na Europa nos séculos XVI em diante.
O mapa acima apresenta o extrativismo. O escambo foi a forma como os indígenas foram inseridos na exploração dos recursos naturais.
A partir de 1534 com a colonização de povoamento, o Brasil começa a ser formar, a assumir suas características que entrariam para história acarretando em consequências desastrosas nos âmbitos social, econômico e político. As sesmaria e capitanias hereditárias foram a forma que os portugueses encontraram para se estabelecer no território. Outro elemento fundamental é o Governo Geral.
A sesmaria foi a primeira estrutura fundiária após a invasão europeia. Em seguida constituíram o governo geral para aumentar o controle sobre as atividades econômicas que se desenvolviam aqui evitando qualquer tipo de prejuízo para coroa portuguesa.
Abaixo estará disponível um link no qual vocês acessarão a famosa Carta de Pero Vaz Caminha. Em seguida realizarão a atividade da semana.
Atividade
1- Explique a diferença entre o extrativismo e a colonização de povoamento.
Na parte superior do blog temos vários links que nos levam a diversos
lugares do mundo em diversas épocas. Um dos links é Livros, vocês
entrarão nele e acessarão a pasta História, nela vocês buscarão pelo
livro História econômica do Brasil. Então vocês irão para a pagina 28 e 29 primeiro parágrafo.
2- Qual a importância do extrativismo para a economia portuguesa? Na parte superior do blog temos vários links que nos levam a diversos
lugares do mundo em diversas épocas. Um dos links é Livros, vocês
entrarão nele e acessarão a pasta História, nela vocês buscarão pelo
livro História econômica do Brasil. Então vocês irão para a pagina 27 primeiro e segundo parágrafos.
3- A partir do texto abaixo, colonização significa para caio prado jr: Na parte superior do blog temos vários links que nos levam a diversos lugares do mundo em diversas épocas. Um dos links é Livros, vocês entrarão nele e acessarão a pasta História, nela vocês buscarão pelo livro História econômica do Brasil. Então vocês irão para a pagina 14 e vão ler o ultimo paragrafo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.