Apresentação das formas e conteúdos
Hoje, nossas interações educacionais se fazem de fazem de forma bem diferente ao conhecíamos até o início do ano letivo de 2020. Quem o idealizou conforme as necessidades impostas pela pandemia do COVID 19, passou a chamá-lo de "Ensino Remoto". Isso significa que os poderes políticos e econômicos existentes que refletem a organização da sociedade pensaram em uma solução para que os alunos não ficassem sem aulas e os professores, que são funcionários públicos, ou seja, do Estado, precisavam exercer sua função sem prejuízo ao processo de ensino aprendizagem e o desenvolvimento da sociedade.
Quando falamos da inserção de tecnologia como recurso fundamental na mediação entre professores e alunos e vice-versa, estamos falando que a sociedade precisa vai se dedicar a produzir tais recursos e essa produção vai nos apresentar a organização da economia, da política e da própria sociedade quando se movimenta para atingir suas metas. Os trabalhadores que produzem esta tecnologia, o parque industrial que produz a tecnologia e a utilização dessa tecnologia.
Dizem que estamos refém da informática, que os jovens querem ser isso ou aquilo e não pensam em outra coisa, que as crianças se fazem mais espertas quanto antes manuseiam um aparelho de celular. Será que o raciocínio está na ordem correta? Se estamos refém da tecnologia ela decide por nós? Nós temos autonomia diante das imposições que o contexto histórico nos apresenta?
As formas são basicamente quais recursos utilizamos para percorremos nosso caminho para tingir nosso objetivo, tanto individualmente, mas, de igual ou maior importância, coletivamente. O conteúdo é, a partir de nossos recursos, como os utilizamos. Por exemplo, precisamos de um recurso chamado computador para preparar e acessar nossas aulas. As aulas são preparadas neste computador, mas usamos o blog, google sala de aula, youtube, e-mail etc. Cada um deles o conteúdo está organizado de uma forma, não servem todos para a mesma coisa.
Pesquise:
Reportagem que aborde o tema educação apresentando dados sobre o acesso aos recursos tecnológicos.
Vocês irão apresentar:
- A fonte – jornal, site especializado etc
- o assunto que trazem dentro do tema (por exemplo: educação e desigualdade; educação e diversidade; educação: diferença entre o ensino público e privado etc)
- Quem escreveu o texto, ou o vídeo etc
- A data em que foi publicado no meio informacional
- o Nome do local onde encontraram
O fim da idade média e o surgimento da modernidade
As revoluções gloriosas e puritana na Inglaterra e a Revolução Francesa, rompiam com o antigo regime, idade média ou feudalismo. Notamos que a história está centrada na análise do desenvolvimento histórico europeu.
A esta visão damos o nome de eurocêntrica. Leitura histórica baseada nos feitos no continente conhecido também como velho mundo.
As conquistas ocorridas desde o fim do império romano, com as famosas invasões bárbaras, deram origem às relações feudais e de servidão na Europa, constituídas por relações de produção baseadas no trabalho agrícola e, como resquício, o trabalho artesanal.
A burguesia teve papel fundamental na ruptura como antigo regime ou idade média, ela esteve no centro dos conflitos de classes contra os senhores, bem como os camponeses.
De agora em diante veremos importância da revolução burguesa e suas consequências históricas para a humanidade. Começaremos pela ciência e seus questionamentos sobre as verdades absolutas instituídas pela igreja da idade média.
A busca pela verdade é um princípio para razão. Para isso era necessário romper com os paradigmas que vinha do antigo regime, a Idade Média. A ciência seria o caminho para se chegar a verdade, porém com métodos diversos que é possível compreender no pensamento de cada referencial da época.
Sob influência da antiguidade e de cientistas dos seculos anteriores ao XVIII, podemos apontar alguns nomes que deram sentido ao Iluminismo ou Ilustração na França.
Mas antes deles é importante destacar a importância de René Descartes (1596-1950) que, em 1637 escreveu sua obra O Discurso do Método, no qual trata da existência de axiomas - verdades indiscutíveis, que não precisam ser demonstradas - e utilizando método matemático da dedução, atingir verdades mais amplas. Conhecido como o pai do novo racionalismo, apresentou a introdução de um conceito mecanicista do universo[...]todo o mundo material, tanto orgânico como inorgânico, podia ser definido em função da extensão e do movimento.
Outro pensador foi o inglês John Locke (1632-1704) filosofo e teórico da Revolução Gloriosa inglesa e considerado pai do Liberalismo Político. Se contrapunha ao absolutismo e propôs uma relação contratual entre governantes e governados baseado em um conjunto de leis que seria chamado de Constituição. Na sua concepção os homens possuíam direitos naturais, tais como a liberdade,o direito a propriedade privada e de se rebelar contra governos tiranos. A maior contribuição de Locke para a revolução intelectual foi sua teoria do conhecimento , em que rejeitou a doutrina das ideias inatas,defendida por ;Descartes. 'suponhamos que a mente é, por assim dizer, um papel em branco, sem nada escrito, sem nenhuma ideia; de que forma então ela se enche?...De onde vêm todos os materiais da sua razão e do conhecimento? A isto responderei com uma palavra: experiência'. Sua teoria é conhecida como empirismo
E temos Isaac Newton (1642-1727) que rebuscou em Galileu, Kepler e Copérnico rejeitando a concepção de universo estático, afirmando que o movimento e considerado absoluto e o repouso relativo...esse movimento ocorre de forma anárquica, mas sim regido por leis físicas invariáveis, que podem ser conhecidas pelo homem através da ciência.O universo é, portanto, mecanicista.
O vídeo acima nos traz a vida como um ciclo reprodutivo das gerações de uma família no sertão nordestino no Brasil. A história nos possibilita compreender as transformações que a humanidade vem passando ao longos dos anos, séculos e milênios. Se formos falar do universo, dos planetas e do mundo em que vivemos poderíamos retroceder milhões de anos. Há muito que o ser humano já encontrou soluções para diversos tipos de problemas, doenças, fome, saneamento, educacional, de transporte etc.
Responda
-Quando assistimos este vídeo o seu conteúdo nos remete a idade media na sua lógica estamental - estado de coisas em que pessoas estejam submetidas por vontade de outras pessoas a viver em determinada situações-, notamos que existe um atraso em vários aspectos. Cite alguns e explique.
A modernidade nos apresenta uma discussão muito importante sobre o Estado, a democracia e as classes sociais. Não existe apenas uma posição acerca desses temas, porem uma coisa é certa, o Estado é a forma de organização política da sociedade almejando sempre o seu desenvolvimento, de seus cidadãos.
Responda
Qual a explicação para a realidade desta família apresentado no vídeo: "Vida Maria", mas que retrata a vida no sertão brasileiro? O estado e a sociedade estão preocupados com esta situação e deseja mudá-la?
Podemos, agora, entender que a razão, o conhecimento, a ciência são o caminho para a busca da verdade e a solução de problemas que afligem a sociedade.
Com as convulsões sociais na Europa no século XVIII atribui-se à razão o meio de entender e superar os limites existentes na idade média e a construção de uma sociedade livre política e economicamente, regida por governos e leis e a base econômica seria de livre acesso aos meios de produção e circulação de mercadorias, bem como a propagação da ciência em contraposição ao absolutismo, portanto ao rei, a nobreza e a igreja.
Análise Geral do Brasil
Em
22 de abril de 1500 começamos a escrever a história do Brasil no
contexto da modernidade e expansão do capitalismo que vinha se
desenvolvendo da Europa para o mundo. Trouxeram um desastroso expurgos
cruel dos povos originários e dos africanos escravizados.
O Brasil é uma conquista que a partir da invasão europeia na busca por riqueza, matérias primas, terras etc., se constitui seguindo os parâmetros europeus que submetem povos aos seus interesses econômicos.
O sistema de Colônias expressava a forma de dominação da terra, sua conquista, a relação de propriedade da terra, concentração da produção e dos meios de produção de riqueza, do poder político, social e religioso. A situação dos povos indígenas e dos africanos que foram traficados como escravos para o Brasil demonstra que quem decidia sobre sua existência e suas condições eram os portugueses. A Colônia perdura de 1500 a 1822.
Um acordo selado entre Portugal e Espanha, conhecido como Tratado de Tordesilhas, dividia as conquistas da seguinte maneira, ao ocidente se fariam possessões espanholas e a oriente portuguesa.
Nesta imagem temos uma representação do Tratado de Tordesilhas
Em princípio, quando o “Novo Mundo”, ou seja, a terra, os povos nativos, tiveram seu primeiro contato com os europeus na região litorânea serviram apenas para a sumaria “exploração extrativista” de recursos naturais como o Pau brasil. As “Capitanias Hereditárias”, constituídas pelas propriedades sobre a terra conhecida como Sesmaria, foram as primeiras formas de garantir a posse da terra aos que se dispuseram a povoar o Brasil, produzir e fortalecer o reino português nas relações capitalistas que se constituíam e evoluíam na Europa nos séculos XVI em diante.
O mapa acima apresenta o extrativismo. O escambo foi a forma como os indígenas foram inseridos na exploração dos recursos naturais.
A partir de 1534 com a colonização de povoamento, o Brasil começa a ser formar, a assumir suas características que entrariam para história acarretando em consequências desastrosas nos âmbitos social, econômico e político. As sesmaria e capitanias hereditárias foram a forma que os portugueses encontraram para se estabelecer no território. Outro elemento fundamental é o Governo Geral.
A sesmaria foi a primeira estrutura fundiária após a invasão europeia. Em seguida constituíram o governo geral para aumentar o controle sobre as atividades econômicas que se desenvolviam aqui evitando qualquer tipo de prejuízo para coroa portuguesa.
Abaixo estará disponível um link no qual vocês acessarão a famosa Carta de Pero Vaz Caminha. Em seguida realizarão a atividade da semana.
Atividade
1- Explique a diferença entre o extrativismo e a colonização de povoamento.
Na parte superior do blog temos vários links que nos levam a diversos
lugares do mundo em diversas épocas. Um dos links é Livros, vocês
entrarão nele e acessarão a pasta História, nela vocês buscarão pelo
livro História econômica do Brasil. Então vocês irão para a pagina 28 e 29 primeiro parágrafo.
2- Qual a importância do extrativismo para a economia portuguesa? Na parte superior do blog temos vários links que nos levam a diversos
lugares do mundo em diversas épocas. Um dos links é Livros, vocês
entrarão nele e acessarão a pasta História, nela vocês buscarão pelo
livro História econômica do Brasil. Então vocês irão para a pagina 27 primeiro e segundo parágrafos.
3- A partir do texto abaixo, colonização significa para caio prado jr: Na parte superior do blog temos vários links que nos levam a diversos lugares do mundo em diversas épocas. Um dos links é Livros, vocês entrarão nele e acessarão a pasta História, nela vocês buscarão pelo livro História econômica do Brasil. Então vocês irão para a pagina 14 e vão ler o ultimo paragrafo.
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