Iconográfica
Áreas da ciência que colaboram com a história
A Arqueologia:
ciência que, utilizando processos como coleta e escavação, estuda os
costumes e culturas dos povos antigos através do material (fósseis,
artefatos, monumentos etc.) que restou da vida desses
povos.Paleontologia - ciência que estuda as formas de vida existentes no
passados, a partir dos seus fósseis.
Há
aproximadamente 5 milhões de anos surgiam os primeiros seres vivos do
planeta, diversos seres que representavam outra forma física e,
consequentemente, outra forma de sobreviver, diferentes dos dinossauros,
aves, vegetais que predominavam sobre o planeta até então, os primeiros
seres mais próximos dos humanos.
Como passar do tempo muita coisa mudou, muitas espécies extinguiram-se, muitas espécies vegetais também se modificaram apresentando novas formas de vida e de sobrevivência. As eras glaciais são determinantes para entendermos as alterações ocorridas no planeta e nas formas de vidas existentes.
Como passar do tempo muita coisa mudou, muitas espécies extinguiram-se, muitas espécies vegetais também se modificaram apresentando novas formas de vida e de sobrevivência. As eras glaciais são determinantes para entendermos as alterações ocorridas no planeta e nas formas de vidas existentes.
Quando falamos da espécie humana vivendo no planeta trata-se de outra
forma de periodização, não falamos de dinossauros, de era glacial, mas
de um território constituído, formado, trata-se de novas espécies e
outra cadeia de
sobrevivência. Trata-se de entender a capacidade humana de evoluir, expandir, conhecer e constituir dialeticamente espaços em formação, construção e reconstrução. Umas das teorias apresentadas pelas experiencias cientificas para
explicar gigantesca expansão do ser humanos pela terra e por meio da pangeia. Os continentes como conhecemos hoje formava apenas um bloco físico unificado que as transformações ambientais, climáticas, naturais foram reconstituindo sua forma e conteúdo. Além da pangeia, outra é que esses seres primitivos sendo nômades acessaram novos território por meio dos estreitos como Gibraltar e Bering, conhecido como processos imigratórios. Este é o período em que o homem ainda vivia em seu estágio natural como parte constitutiva da natureza conhecido como nômade, que buscava sua sobrevivência em diversos lugares, desconhecia a reprodução da natureza e a produção material de suas necessidades imediatas, bem como a organização em sociedade.
Quando precisava de comida, buscava e ou matava, bom como quando precisava de roupa para proteção contra o frio. Um ser mamífero que tornou-se carnívoro, um ser que não tinha uma linguagem articulada, ou seja, não falava, não escrevia como os seres humanos atuais, foi se desenvolvendo se fazendo, refazendo, construindo e reconstruindo num longo processo de progressão evolutiva.
Sua evolução conduziu os sere humanos a estágios mais avançados de suas práticas de sobrevivência. Alguns fatores foram primordiais para isso, entre eles o fogo (filme: A guerra da fogo). Com ele perceberam que poderiam se aquecer,
se proteger, e melhorar sua alimentação. A caça, a pesca, o cultivo, a plantação tornaram-se fundamentais, bem como a domesticação de animais. Mas para que isso acontecesse seria importante que este ser nômade que buscava em diversos lugares distantes alimentos e locais para se esconder, se fixasse numa região. Faz-se, então, o homem sedentário. As primeiras formas de sociedade ou comunidade ex.Dessa forma ele desenvolve novas técnicas de trabalho e por conseguinte uma divisão social do trabalho que atribui aos componentes desta sociedade funções que correspondam aos seus atributos físicos. Por exemplo, os homens eram responsáveis pela caça e pesca, mas para que isso se realizasse era necessário ter instrumentos de pesca, caça, que possibilitassem o abatimento do seu alimento.
sobrevivência. Trata-se de entender a capacidade humana de evoluir, expandir, conhecer e constituir dialeticamente espaços em formação, construção e reconstrução. Umas das teorias apresentadas pelas experiencias cientificas para
explicar gigantesca expansão do ser humanos pela terra e por meio da pangeia. Os continentes como conhecemos hoje formava apenas um bloco físico unificado que as transformações ambientais, climáticas, naturais foram reconstituindo sua forma e conteúdo. Além da pangeia, outra é que esses seres primitivos sendo nômades acessaram novos território por meio dos estreitos como Gibraltar e Bering, conhecido como processos imigratórios. Este é o período em que o homem ainda vivia em seu estágio natural como parte constitutiva da natureza conhecido como nômade, que buscava sua sobrevivência em diversos lugares, desconhecia a reprodução da natureza e a produção material de suas necessidades imediatas, bem como a organização em sociedade.
Quando precisava de comida, buscava e ou matava, bom como quando precisava de roupa para proteção contra o frio. Um ser mamífero que tornou-se carnívoro, um ser que não tinha uma linguagem articulada, ou seja, não falava, não escrevia como os seres humanos atuais, foi se desenvolvendo se fazendo, refazendo, construindo e reconstruindo num longo processo de progressão evolutiva.
Sua evolução conduziu os sere humanos a estágios mais avançados de suas práticas de sobrevivência. Alguns fatores foram primordiais para isso, entre eles o fogo (filme: A guerra da fogo). Com ele perceberam que poderiam se aquecer,
se proteger, e melhorar sua alimentação. A caça, a pesca, o cultivo, a plantação tornaram-se fundamentais, bem como a domesticação de animais. Mas para que isso acontecesse seria importante que este ser nômade que buscava em diversos lugares distantes alimentos e locais para se esconder, se fixasse numa região. Faz-se, então, o homem sedentário. As primeiras formas de sociedade ou comunidade ex.Dessa forma ele desenvolve novas técnicas de trabalho e por conseguinte uma divisão social do trabalho que atribui aos componentes desta sociedade funções que correspondam aos seus atributos físicos. Por exemplo, os homens eram responsáveis pela caça e pesca, mas para que isso se realizasse era necessário ter instrumentos de pesca, caça, que possibilitassem o abatimento do seu alimento.
há 40 mil anos o homem vem se transformando e se reconfigurando social e fisicamente.
Os primeiros estudiosos acerca do desenvolvimento humano foram:
Os primeiros estudiosos acerca do desenvolvimento humano foram:
-Charles Bell,
1883, Inglaterra, para ele as mutações ocorriam pela garantia da
sobrevivência dos vertebrados, porém não se desvinculou da teoria do
riacionismo.
-Lamarck, Philosophie Zoologique, “vê nos membros do reino animal uma sequência de complexidade condicionada por alterações no meio ambiente ao longo do tempo. Sendo cinco postulados principais:
1 – A natureza: começou pelos imperfeitos e terminou pelos mais complexos;
2 – Se a causa fosse invariavelmente...seria perfeitamente regular em toda parte;
3 – o ambiente não causa mudanças nos animais...mas grandes mudanças causam mudança nas necessidades dos
animais e, pois, nas suas ações;
4 – Primeira lei: o uso de um órgão o fortalece ao tempo de uso, porem o desuso o atrofia e faz sumir;
5 – Segunda lei: a transmissão do uso ou desuso de órgão pela hereditariedade;
E Charles Darwin, A Origem das Espécies, no qual ele postula que há um processo natural avaliado pela adaptabilidade do animal no meio em que vive, tornando a teoria de Lamarck um fator secundário.
Morgan, citado no livro Engels, “A origem da família, da propriedade privada e do Estado” enfatiza o grande trabalho desenvolvido devido ao grande recuso científico que proporcionou uma quantidade de dados que levaria um bom
tempo para ser substituído por qualquer outra teoria. Neste sentido ela nos aponta a seguinte definição. Morgan faz das fases do desenvolvimento da espécie, sendo elas dividas em dois momentos e três fases. O primeiro momento é denominado de:
-Selvagem Inferior: viviam em bosques tropicais e subtropicais, certamente sobre as árvores nos levando a entender o que possibilitou sua sobrevivência entre grandes feras. Se alimentavam de nozes, raízes, frutos. Um dos principais
fatores do seus desenvolvimento foi a linguagem articulada.
-Média: o emprego de peixes, moluscos, crustáceos entre outros que só poderiam ser consumidos utilizando-se a partir da descoberta do fogo, pois só assim poderiam ser ingeridos. Seguindo esta informação com a mudança dos alimentos e suas rudimentares pedras lascadas, perseguiam às margens dos rios o que fazia com que eles se espalhassem por um vasto território- Superior: a elaboração do arco e a flecha o que permitia que caçassem outras espécies maiores e as tornava uma alimentação regular. Via-se uma complexidade relevante em suas práticas, considerando inclusive o tecido feito a mão
com fibras de cortiça, nota-se, portanto, uma evolução em suas faculdades mentais que passa a ser melhor observada com a descoberta de vasos, objetos de cerâmica que demonstrava em certo grau a organização de comunidades com sua fixação e um grau a mais de complexidade em sua forma de pensar.
A Barbárie é um estágio mais avançado apesar da nomenclatura.
Inferior: evolução na utilização da cerâmica, argila era usada tomada a uma forma e refratário ao fogo...As condições naturais passam a influenciar diretamente na sua formação e desenvolvimento, considerando que a diversidade natural da América era reduzida, tinha apenas a Lhama como animal, limitando a domesticação e grãos cultiváveis apenas o milho, enquanto o oriente, ou mundo antigo, tinha quase todos os animais domesticáveis e uma variedade de cereais.
Média: leste, domesticação de animais. Oeste, cultivo de hortaliças por meio de irrigação eu emprego do tijolo cru (secado ao sol) e da pedra nas construções. Viviam em casas de madeira, aldeias protegidas por paliçadas. No noroeste, vale do rio Colúmbia, achava-se ainda na fase superior. , não conheciam a cerâmica nem o mais simples de plantas. No novo México , os centro americanos e os peruanos da época da conquista achavam-se na faze média da
barbárie, viviam em casas de adobe ou pedra em forma de fortaleza. Superior: utilização do ferro, escrita alfabética.
Cada uma delas representa uma forma e organização e sobrevivência.
-Lamarck, Philosophie Zoologique, “vê nos membros do reino animal uma sequência de complexidade condicionada por alterações no meio ambiente ao longo do tempo. Sendo cinco postulados principais:
1 – A natureza: começou pelos imperfeitos e terminou pelos mais complexos;
2 – Se a causa fosse invariavelmente...seria perfeitamente regular em toda parte;
3 – o ambiente não causa mudanças nos animais...mas grandes mudanças causam mudança nas necessidades dos
animais e, pois, nas suas ações;
4 – Primeira lei: o uso de um órgão o fortalece ao tempo de uso, porem o desuso o atrofia e faz sumir;
5 – Segunda lei: a transmissão do uso ou desuso de órgão pela hereditariedade;
E Charles Darwin, A Origem das Espécies, no qual ele postula que há um processo natural avaliado pela adaptabilidade do animal no meio em que vive, tornando a teoria de Lamarck um fator secundário.
Morgan, citado no livro Engels, “A origem da família, da propriedade privada e do Estado” enfatiza o grande trabalho desenvolvido devido ao grande recuso científico que proporcionou uma quantidade de dados que levaria um bom
tempo para ser substituído por qualquer outra teoria. Neste sentido ela nos aponta a seguinte definição. Morgan faz das fases do desenvolvimento da espécie, sendo elas dividas em dois momentos e três fases. O primeiro momento é denominado de:
-Selvagem Inferior: viviam em bosques tropicais e subtropicais, certamente sobre as árvores nos levando a entender o que possibilitou sua sobrevivência entre grandes feras. Se alimentavam de nozes, raízes, frutos. Um dos principais
fatores do seus desenvolvimento foi a linguagem articulada.
-Média: o emprego de peixes, moluscos, crustáceos entre outros que só poderiam ser consumidos utilizando-se a partir da descoberta do fogo, pois só assim poderiam ser ingeridos. Seguindo esta informação com a mudança dos alimentos e suas rudimentares pedras lascadas, perseguiam às margens dos rios o que fazia com que eles se espalhassem por um vasto território- Superior: a elaboração do arco e a flecha o que permitia que caçassem outras espécies maiores e as tornava uma alimentação regular. Via-se uma complexidade relevante em suas práticas, considerando inclusive o tecido feito a mão
com fibras de cortiça, nota-se, portanto, uma evolução em suas faculdades mentais que passa a ser melhor observada com a descoberta de vasos, objetos de cerâmica que demonstrava em certo grau a organização de comunidades com sua fixação e um grau a mais de complexidade em sua forma de pensar.
A Barbárie é um estágio mais avançado apesar da nomenclatura.
Inferior: evolução na utilização da cerâmica, argila era usada tomada a uma forma e refratário ao fogo...As condições naturais passam a influenciar diretamente na sua formação e desenvolvimento, considerando que a diversidade natural da América era reduzida, tinha apenas a Lhama como animal, limitando a domesticação e grãos cultiváveis apenas o milho, enquanto o oriente, ou mundo antigo, tinha quase todos os animais domesticáveis e uma variedade de cereais.
Média: leste, domesticação de animais. Oeste, cultivo de hortaliças por meio de irrigação eu emprego do tijolo cru (secado ao sol) e da pedra nas construções. Viviam em casas de madeira, aldeias protegidas por paliçadas. No noroeste, vale do rio Colúmbia, achava-se ainda na fase superior. , não conheciam a cerâmica nem o mais simples de plantas. No novo México , os centro americanos e os peruanos da época da conquista achavam-se na faze média da
barbárie, viviam em casas de adobe ou pedra em forma de fortaleza. Superior: utilização do ferro, escrita alfabética.
Cada uma delas representa uma forma e organização e sobrevivência.
A partir de agora, considerando fundamentalmente o que construímos na escola, principalmente, as aulas expositivas obtendo como recurso a apresentação de slides nos quais utilizamos textos e imagens para ilustrar e complementar nosso aprofundamento acerca do tema Pré História, desenvolva a síntese e argumento sobre o conteúdo.
Atividade:
Sempre que lemos um texto, ouvimos um conto, uma história logo nosso cérebro entra em ação e já vai criando um cenário invisível em nossa mente, que só nós temos acesso. Por isso, quanto mais informações temos sobre tudo que nos circunda maior é a nossa capacidade de interação com o meio em que vivemos. Nesse sentido, todo cientista deve ser um amante da pesquisa, de novas descobertas, da busca busca pela verdade.
Buscaremos, neste momento, misturar nossa experiencia de ser historiador com a de ser artista e montaremos, cada um com suas respectivas habilidades, um cenário que você foi capaz de criar enquanto lia e pesquisava sobre o tema da aula. Poderá ser um desenho, poderá ser, uma maquete, pode ser recortando e colando imagens.
Assim que estiver pronto vocês poderão enviar uma foto para o endereço de e-mail no link "tire suas dúvidas".
1-Voce produzirá um texto descritivo (http://">https://brasilescola.uol.com.br/redacao/descricao.htm ) sobre a Pré História. Nele você abordará as seguintes questões:
definição deste período e por que é chamado de Pré História?
Quais são as fontes e tipos de ciências utilizados para pesquisar este período?
2-
Sabemos que a histŕoia não é uma ciência exclusiva e autossuficiente.
Sendo assim, quais são as ciências que servem como base de apoio e ajuda
ao historiador para cumprir seu papel cientifico? Explique cada uma
delas (no topo desta pagina, temos vídeos pra ajudar a aprofundar neste
conteúdo).
3- No testo acima temos uma definição de como a Pré História esta subdividida. Você terá que, a partir do texto, fazer um breve resumo da abordagem do autor.
4- Todo documento/fonte histórico(a) pode e deve ser conservado em locais que viabilizem a sua preservação. Você irá pesquisar cada um deles e apresentará a história de cada um (veja links disponíveis na pagina inicial deste blog, la podemos acessar sites de arquivo, museus, entrevistas)
BOM TRABALHO E DIVIRTAM-SE!!!
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