Vimos que o capitalismo com sua face liberal e com base na narrativa democrática apresentava uma proposta de levar o progresso dos centros aos mais longínquos perímetros. Esse entendimento se aplica fundamentalmente às diferenças entre os países considerados Centro do Capitalismo Mundial que estruturam suas economias na fusão ente o capital produtivo, financeiro e comércial. Cada uma dessas partes que constituem a economia no sistema capitalista expressa individualmente uma lógica de funcionamento e de modo geral estão interligados como um único sistema e o elemento principal dessa lógica é a Propriedade Privada.
As partes que constituem a economia capitalista são:
- Propriedade privada
- Capital produtivo (indústrias/fábricas);
- Capital financeiro (bancos);
- comércio;
Como vimos, existem elementos estruturantes que dão forma ao sistema capitalista e a sua principal consequência é a produção, acumulação e a concentração de riqueza. Essa riqueza quando produzida percebemos a mobilidade e centenas, milhares e milhões de seres humanos numa dinâmica que tem como finalidade a extração de mais valia e o lucro. o que suscita uma pergunta.
-Pesquise no Dicionário de Economia o significado da palavra
- Riqueza
- Capital produtivo
- Capital financeiro
- Propriedade
Revolução Russa
Abordaremos este tema de forma simples e rápida.
-Para facilitar dividiremos em três momentos, o primeiro corresponde período monárquico feudal da dinastia Romanov. Ele nos apresenta todos os limites históricos em seus diversos aspectos, tais como econômico, político e social;
- No segundo momento trataremos do que ficou conhecido como a primeira revolução burguesa;
- e, por fim, a revolução socialista de outubro de 1917.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.